sexta-feira, 16 de março de 2007 | By: Mandi

O nojento no vocabulário feminino

Então vamos lá.
Escrevo este post às 6h45 da manhã, porque o dia hoje vai ser longo e eu não tenho tido muito tempo para atualizar o blog.
Outro dia estava conversando com um amigo - e este blog não seria nada sem as colaborações dos amigos - e ele me disse: "Para vocês, mulheres, tudo é nojento". É verdade. Não que a gente sinta um nojo real. É uma figura de linguagem. Que, como diz o slogan, a gente usa e abusa. Percebi isso ao começar a prestar mais atenção na minha maneira de falar e na de outras mulheres que me cercam. Tudo pode ser taxado de nojento - de um vestido feio: hum... esse vestido é nojento, até um entrevistado com mau-hálito: meu, ele é nojento. Eu, particularmente, gosto de usar asqueroso, como um correspondente ao nojento.
Aí fui procurar no dicionário. Diz o Houaiss online:

Acepções
■ adjetivo
1 que provoca nojo, repugnância; asqueroso, repulsivo, nojoso
2 que sente nojo de tudo, que facilmente se enoja (diz-se de indivíduo)
3 Derivação: por metáfora.
que se comporta de maneira baixa, imoral, corrupta; asqueroso, revoltante, nojoso
4 Regionalismo: Brasil. Uso: informal.
que se julga o maior, metido a besta; seboso, convencido, mascarado

Daí pensei: perfeito. Você, leitora, leitor, consegue perceber quantas palavras economizamos com um simples "nojento"?
Outro dia, li uma matéria que dizia que o vocabulário feminino é muito mais abrangente que o masculino. Isso porque nós utilizamos várias áreas do cérebro ligadas à linguagem verbal. Enquanto nós usamos cerca de 6 a 8 mil palavras por dia, os homens utilizam de 2 a 4 mil, no mesmo período.
Quando contei isso ao meu amigo, ele disse que tudo fazia sentido agora... E, numa outra conversa, me lembrou que, para os homens, nada é nojento. "Homem não sente nojo, sente desprezo". Ou seja, tudo é "desprezível". Lá fui eu ao Houaiss:

Acepções
■ adjetivo de dois gêneros
1 m.q. desprezável
2 merecedor de desprezo; abjeto, vil, vergonhoso

Tá. Então são um, dois, três, quatro, cinco significados, mais ou menos.
Mulheres usam uma palavra com 15 significados. Homens, com cinco. Nos usamos de duas a três vezes mais palavras do que eles por dia. Hum...
A minha conclusão nisso tudo? Se continuarmos utilizando a palavra nojento, que tem pelo menos uns 15 significados diferentes, nosso vocabulário ficará ainda mais abrangente. Como? Se falarmos 6 mil palavras por dia e destas 100 forem "nojento", economizamos saliva, ao mesmo tempo em que nossa expressão ganha um poder de alcance correspondente a 1,5 mil palavras. Faz sentido ou não faz? E os homens? Ah, eles só utilizam até 4 mil palavras...

...cenas do próximo capítulo: e, no próximo post, uma história "nojenta" do tarado do cinema. Aguarde...

3 observações:

Solin disse...

Oi, tudo bom?
Nossa, análise completamente abalisada. ADOREI...
É um mundo tão nosso...
ninguém senão nós mulheres, somos capazes de entender "muherices".
é isso aí!!

Até mais =)

Solin disse...

Oi, é vc q é a mila??

Jujuba disse...

bleeeeeeeeeeeeeeeeeh

lembrei de algo nojento...
a baba daquele nosso amigo....