quinta-feira, 27 de dezembro de 2007 | By: Mandi

Je Souvien

Quando fui ao Canadá, as placas dos carros em Quebec traziam isso escrito logo abaixo das letras e números. Quer dizer "eu me lembro".
Há tanta coisa que eu me lembro. Nesta época do ano não é diferente. Aliás, eu gosto de colecionar lembranças. Razão pela qual eu guardo rolhas de vinhos.
Tudo começou quando fui para o Sul do Brasil, em fevereiro de 2005.
Por alguma razão doida, eu queria de toda forma ir a uma fábrica de vidros, destas artesanais. Acho fascinante esta arte de dar forma ao vidro por meio do calor e do sopro. Não consegui, mas em uma feira em Bento Gonçalves havia alguns artesãos fazendo vidro e eu comprei um. É um formato estranho, pesadão, que encontrou sua função naquela mesma viagem: depósito de lembranças em forma de rolhas. Desde então, todo vinho que eu bebo, se eu tenho a chance, eu guardo a rolha. Nela escrevo a data, o lugar e quem estava presente.
Não tenho tantas rolhas assim.
Mesmo que uma ou outra traga uma recordação que um dia foi boa e hoje me é indiferente, estão todas ali. Aquela do jantar de despedida de minha família americana, um dia antes de eu voltar ao Brasil. Eles foram gentis o suficiente para me levarem no mesmo restaurante onde almoçamos em meu primeiro dia em Providence. Um restaurante italiano em Federal Hill.
Ou de um jantar bacana em uma cantina em Sampa.
Tem a rolha do champagne - que não é champagne, porque champagne de verdade é somente aquele produzido na região de mesmo nome, na França, como meu tio Newton sempre gosta de lembrar - na verdade, do vinho frisante - que comprei para comemorar o plantão de Natal na última segunda-feira, com o pessoal do jornal.
Neste Natal, guardei mais algumas. Junto com as lembranças dos momentos compartilhados com minha família, que dentre todos os que guardo, são os mais preciosos para mim.

Je souvien.

1 observações:

Maíra disse...

Olá, o Marcus me falou do seu blog, e acabei xeretando, e tenho que assumir: adorei. Tem coisas que vc escreveu que eu quase me perguntei se você estava na minha cabeça =). Parabéns pelo blog, estou virando fã. Beijos